terça-feira, 5 de junho de 2012

SABOEIRO entre os 39 municípios que perderam mais de 90% da safra

 Ministério da Integração autorizou repasse de R$ 13,4 milhões para a ações de combate à estiagem no Ceará

No Ceará, 39 municípios já tiveram perda superior a 90% da safra no ano de 2012 em decorrência da estiagem, como apontou estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Além destes, em São João do Jaguaribe e Solonópole a perda chegou a 100% da produção. O período avaliado foi de janeiro a 25 de maio deste ano.

Os municípios mais afetados estão na região dos Inhamuns, Sertão Central e Jaguaribe. Em Quixeramobim, a perda chegou a 98,8%, Quixeré,98,9%, Tabuleiro do Norte, 98,6%, Novo Oriente, 98,1%, Independência, 97,3%, e Crateús,97,3% . O Estudo, nomeado "Condições de Vulnerabilidade dos Municípios em Situação de Emergência em 2012", com colaboração da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), analisa as principais variáveis que afetam as cidades em situação de emergência no Estado, nas vertentes climáticas, agrícolas e de assistência social.


Em algumas cidades do Ceará, as perdas chegaram a 100%, como São João do Jaguaribe e Solonópole. Em meio ao estado de emergência já anunciado pelo Governo, a União enviou repasses iniciais de R$ 3,35 milhões FOTO: ANTONIO CARLOS ALVES

Segundo os profissionais do Ipece, Klinger Aragão Magalhães e Cleyber Nascimento de Medeiros, que elaboraram o estudo, o resultado mostra que o Sertão Central e dos Inhamuns possui os municípios com os maiores índices de vulnerabilidade, principalmente as cidades de Itatira, Piquet Carneiro, Deputado Irapuan Pinheiro, Caridade, Madalena, Independência, Milhã, Crateús, Ibaretama, Penaforte, Solonópole, Arneiroz, Saboeiro, Tauá e Umari.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário