
Chegou perto, mas não passou. O Datafolha divulgou nesta terça-feira os números exatos da pesquisa que veio a público no último fim de semana em que os números percentuais de torcedores do Flamengo foram os mesmos daqueles referentes aos torcedores do Corinthians. No entanto, com a nova numeralha, que tem casas decimais, o instituto de pesquisa mostra que os rubro-negros ainda são maioria no Brasil.
No primeiro levantamento, com a política do arredondamento sendo adotada, as torcidas de Fla e Timão apareceram com 16% dos entrevistados. Com o novo formato, o Flamengo tem 16,27%, enquanto o Corinthians aparece com 15,56%.
Outro dado polêmico trazido pela pesquisa foi a equiparação em 1% das torcidas de Fluminense e Portuguesa. Com os números exatos, o atual campeão brasileiro aparece com
1,46%. A Lusa vem quase um ponto percentual abaixo: 0,51%.
Ao blog do jornalista Juca Kfouri, o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, explica o motivo da adoção de aproximações.
- Por definição, pesquisas de opinião são imprecisas e revelam números aproximados das proporções reais encontradas na sociedade. Justamente por serem apenas aproximações, os números divulgados pelo Datafolha são arredondados, a exemplo do que faz a maior parte das empresas de pesquisas em outros países.
Entendemos que a divulgação de números com casas decimais passaria a falsa impressão de precisão que o método estatístico não proporciona - pontuou.
Para realizar a pesquisa, o Datafolha ouviu 2.588 pessoas, em 160 municípios brasileiros, no último dia 13 de dezembro. A faixa etária escolhida foi acima de 16 anos.
Fonte: O POVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário