quinta-feira, 6 de junho de 2013

Sete corintianos presos na Bolívia são libertados

Torcedores devem chegar ao Brasil no fim de semana. Embaixada já cuida do transporte


 Sete dos 12 corintianos presos em Oruro acusados pela morte do jovem boliviano Kevin Espada, de 14 anos, foram libertados às 19h10 (horário de Brasília). A Embaixada do Brasil na Bolívia já está cuidando do transporte dos torcedores de Oruro para o São Paulo. Eles devem retornar ao País no sábado.

Os torcedores soltos são: Tadeu Macedo Andrade, Rafael Machado Castilho Araújo, Tiago Aurélio dos Santos Ferreira, Cléber de Souza Cruz, Danilo Silva de Oliveira, Hugo Nonato e Fábio Neves Domingos.
Continuam presos: Leandro Silva de Oliveira, Reinaldo Coelho, José Carlos da Silva Junior, Marco Aurélio Nefeire e Cleuter Barreto Barros.

Os corintianos foram presos em 20 de fevereiro, após Kevin Espada ser atingido por um sinalizador, durante o jogo San José 1 a 1 Corinthians, pela primeira rodada da Libertadores. Cinco dias depois, um menor de idade, sócio da Gaviões da Fiel, se apresentou à Justiça como autor do disparo do sinalizador. Em maio, ele prestou depoimento ao promotor Alfredo Santos no consulado boliviano em São Paulo. O promotor levou à Bolívia as digitais do menor e fotos com a posição dos torcedores na arquibancada do estádio Jesus Bemúdez. Esse material foi decisivo para a liberdade dos sete torcedores.


O advogado dos 12 corintianos, Sérgio de Moura Ribeiro Marques, defende a tese de que Kevin foi atingido antes mesmo de o jogo começar. Isso porque ele diz ter conversado com bombeiros bolivianos que alegam que o resgate de uma pessoa ferida na arquibancada demora, no mínimo, oito minutos para ser realizado. O procedimento incluiria ser avisado do acidente, pegar a maca, deslocar-se até o local, abrir espaço entre dezenas de torcedores, colocar o corpo na maca, descer as rampas e escadas do estádio e chegar à porta de saída.

"Há depoimentos de pessoas que estavam entrando no estádio aos cinco minutos de jogo e viram o garoto boliviano saindo. O vídeo que mostra o rojão saindo da torcida do Corinthians foi feito aos cinco minutos de jogo. Esse intervalo de tempo não bate", alega Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário