segunda-feira, 17 de junho de 2013

Prefeito Raimundão fala sobre redução de salário de professores em Juazeiro do Norte

Categoria está em greve e realiza protesto durante Juá Forró

Raimundão diz que “injunções políticas” querem desestabilizar sua gestão. FOTO: VIVIANE PINHEIRO

O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, realizará nesta terça-feira (18) uma coletiva para se pronunciar sobre a redução dos salário dos professores do município, votado pelos vereadores da cidade no último dia 6 de junho. A entrevista será às 9h no auditório do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador). Segundo assessoria de Raimundão, o prefeito “considera que está ocorrendo um mal entendido” e “vai explicar as mudanças”.

As alterações na Lei do PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração) dos professores de Juazeiro causaram revolta quando foram aprovadas pela Câmara Municipal juazeirense e repercutiram em todo o país. Ainda de acordo com a prefeitura, “estão distorcendo a realidade dos fatos” e Raimundão sugere que sejam comparados os contracheques dos professores entre este mês de junho e o mês de dezembro do ano passado (último da gestão anterior). Entretanto, os salários de junho só serão pagos no final deste mês.

Segundo nota enviada à imprensa, o prefeito “garantiu que vai mostrar com fatos que não haverá prejuízos para a categoria e que a mensagem por ele enviada à Câmara Municipal foi para fazer ajustes”. Para ele, em seu primeiro mandado, a relação com os professores foi “das mais positivas” e os profissionais da educação “o conhecem e sabem  da sua responsabilidade”. Ainda segundo o texto, Raimundão disse que “injunções políticas” querem desestabilizar sua gestão.

Protesto
Em greve desde o dia 12 deste mês, os professores municipais de Juazeiro do Norte estiveram na manhã desta segunda-feira (17) no Crato para apoiar os colegas que também paralisaram as atividades. Mais tarde, em plenária, os representantes da categoria confirmaram uma manifestação nesta terça-feira, às 18h30 em protesto ao Juá Forró, tradicional festa do município.

“Como eles podem ter milhões para uma festa e não têm dinheiro para pagar os professores”, questiona a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte (Sisemjun), Mazé dos Santos. O protesto será realizado nas proximidades do local do evento, no bairro Almino Loyola, conhecido como Parque São Geraldo. Mazé dos Santos informou também que o Ministério Público Estadual (MPE/CE) convidou a direção do sindicato para uma reunião na manhã desta terça-feira (18).

Um comentário:

  1. Muito interessante a sua postagem e é ainda muito repercutível esse assunto que ainda não está as claras. Uma coisa que nos deixa com uma pulga atrás da orelha é a não divulgação do projeto na íntegra, só se ouvi falar das alterações.

    Mas muito se fala da redução dos salários dos professores. E por que não falar no aumento abusivo dos salários do poder executivo e do legislativo. Pois pouca se fala que os aumentos para os vereadores, prefeito e secretários subiram em mais de 100% para alguns.

    Vamos discutir isso também.

    Parabéns pelo bolog.

    ResponderExcluir