segunda-feira, 13 de maio de 2013

Mais de dois anos após conclusão, policlínica de Campos Sales será inaugurada nesta semana

Obra foi concluída em 2010

Com a inauguração, o governo contará com um total de 10 policlínicas regionais em funcionamento nos municípios.Foto: Divulgação
Dois anos e sete meses após a conclusão, o governador Cid Gomes vai inaugurar, na próxima sexta-feira (17), a Policlínica de Campos Sales, no Cariri. A obra que foi terminada em outubro de 2010 e, desde então, está fechada, já teve de ser submetida a reparos em 2012, devido ao abandono aliado a questões térmicas. Na mesma situação estão outras quatro unidades concluídas, mas que também permanecem fechadas, nas cidades de Iguatu, Acaraú, Icó e Tianguá.

O projeto prevê a construção total de 22 unidades de atendimento, as nove que estão funcionando encontram-se em Sobral, Pacajus, Baturité, Itapipoca, Tauá, Aracati, Camocim, Brejo Santo e Acaraú.

As tipo 1 oferecem 10 especialidades  – cirurgia geral, cardiologia, ginecologia e obstetrícia, gastroenterologia, traumato-ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia -, exames de radiologia, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e coleta de patologia clínica. As policlínicas do tipo 1 contam ainda com apoio técnico de enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência social e ouvidoria.


A policlínica em Baturité incorporou novas especialidades e realiza consultas em dermatologia e pré-natal de risco. Em Tauá, a Policlínica Dr. Frutuoso Gomes de Freitas disponibiliza consultas em neurologia.

Em Sobral, a Policlínica Bernardo Félix da Silva oferece consultas especializadas em ginecologia, obstetrícia, neurologia, otorrinolaringologia, urologia, angiologia, cirurgia geral, endocrinologia, traumato-ortopedia, cardiologia e exames de tomografia computadorizada.

Nas policlínicas regionais, o encaminhamento de pacientes é feito pelas secretarias municipais de saúde, a partir da solicitação de consultas e exames feita pelos médicos da atenção básica de saúde. No agendamento, o paciente escolhe data e horário para a consulta ou exame, de segunda a sexta-feira, de acordo com a disponibilidade de vagas. A distribuição de vagas para atendimento é proporcional à população de cada município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário