sexta-feira, 10 de maio de 2013

Chuvas de grande intensidade atingem parte do Estado, inclusive Distrito de Flamengo em Saboeiro.

A precipitação chuvosa em Flamengo foi de 54 mm
Chuvas de grande intensidade atingem parte do Estado (Foto: Reprodução/Funceme)
Pelo segundo dia consecutivo às regiões Centro-Sul e Jaguaribana registraram grandes volumes de chuva durante toda a madrugada de ontem (09) e início da manha desta sexta-feira. Dos 184 municípios cearenses, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) registrou volumes em 126 deles. Os cincos maiores índices foram apresentados em Senador Pompeu (107.5 mm), Pereiro (106 mm), Jaguaribe (104 mm), Iracema (91 mm) e Iguatu (89 mm).

De acordo com a FUNCEME, um ramo da Zona de Convergência Intertropical favorece chuvas desde a madrugada da última quinta-feira, 09, em várias regiões do Estado. O órgão explica que esse sistema é o principal indutor de precipitações durante o período chuvoso. No momento essas nuvens carregadas estão sobre o Ceará, porém, não há garantias de chuvas continuas, pois esse fenômeno está oscilando entre o Oceano Atlântico e o Nordeste do Brasil.

A região do Sertão Central, também conhecida como Centro-Sul, apresentou os maiores índices. Dos 69 postos com registros, 25 tiveram volumes acima de
41 milímetros e cinco superiores a 80 mm. Apesar da forte tromba d’agua que atingiu o município de Senador Pompeu, distante cerca de 290 quilômetros de Fortaleza, não houve registros de danos à cidade, tampouco vítimas.

No Cariri, os cincos maiores volumes foram nos municípios de Lavras da Mangabeira (44 mm), Jucás (40 mm), Várzea Alegre (38 mm), Cedro (37 mm) e Cariús (33 mm). A previsão para as próximas 24 horas é de céu parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuvas em todo o estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário