terça-feira, 16 de julho de 2013

Expocrato deverá gerar R$ 100 milhões em 2013



Com expectativa da geração de negócios da ordem de R$ 100 milhões, prossegue até o próximo domingo (21), no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, no município do Crato, a Expocrato. Os animais já estão em suas baias e currais, sendo mais de sete mil bovinos, ovinos, caprinos e equinos de alta linhagem e alto padrão genético estarão em exposição durante a 62ª edição da Exposição Centro-Nordestina de animas e produtos derivados (Expocrato). De acordo com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (DAS), Nelson Martins, são mais de mil empregos diretos e indiretos gerados com a festa. “Sem dúvida, há um grande crescimento de postos de trabalho, além de um aquecimento representativo da economia local”, afirmou.

Afinal, ali estão animais que serão negociados entre produtores cearenses e de diversos estados do Brasil, contribuindo com o melhoramento genético dos rebanhos da região. A exposição é promovida pelo Governo do Estado, através da DAS; em parceria com o Grupo Gestor da Expocrato; a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Accoa); a Prefeitura Municipal do Crato, e outras entidades. “Estamos recebendo cada vez mais produtores e criadores, que só engrandecem a nossa Expocrato. O Governo do Estado não tem medido esforços para viabilizar esta festa, gerando muitos negócios, emprego e renda para o Crato e a região do Cariri”, destacou o presidente do Grupo Gestor, Francisco Leitão.

PARCERIAS


Além dos três grandes leilões de animais, de várias raças, ocorrerão as exposições Internacional e Pan-americana de Cães. Segundo o prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes Mattos, sua administração vai buscar novas parcerias, para que a exposição cresça ainda mais. “Várias entidades nos procuraram para que viabilizássemos o projeto para a construção de um novo parque, e vamos levar esta demanda para o Governo do Estado”. O secretário Nelson Martins recebeu a solicitação e prometeu levá-la ao governador Cid Gomes. “O governador é a favor da construção de um novo Parque de Exposições, e com o respaldo da população, certamente, ele vai estudar como viabilizar esta obra”, asseverou o titular da SDA.

O artesanato também ganha espaço significativo no espaço do Parque Pedro Felício Cavalcante, com a venda de trabalhos de artesão, residentes em diversas cidades do Cariri. De acordo com o secretário Nelson Martins, a Expocrato representa a oportunidade de geração de emprego, renda e capacitação. “Além das exposições e leilões, temos diversos cursos de qualificação promovidos pela Ematerce e pela SDA, que reúnem um bom número de agricultores”. Também prestigiaram a solenidade de abertura da exposição, o senador Eunício Oliveira; o vice-prefeito do Crato, Raimundo Bezerra Filho; o secretário das Cidades, Camilo Santana; além de lideranças políticas e empresariais da região do Cariri.

Fonte: O Estado CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário