domingo, 28 de julho de 2013

40% dos criadores de Quixeramobim estão sem receber milho, no Ceará


Toneladas de milho chegaram, mas não são suficientes no município.
Segundo Ematerce, restante das sacas deve chegar nesta semana.

Apenas parte dos agricultores recebem milho em Quixeramobim (Foto: Reprodução/ Tv Verdes Mares)Apenas parte dos agricultores recebem milho em Quixeramobim (Foto: Reprodução/ Tv Verdes Mares)
Criadores de Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará, começam a receber o milho do Governo Federal. Uma parte dos beneficiados ainda não pode retirar o grão. No município a 200 quilômetros de Fortaleza, a previsão da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce) é distribuir 857 toneladas de milho, mas até agora chegaram 566 toneladas.
As sacas que chegaram em Quixeramobim atendem 60% dos criadores cadastrados. O restante vai ter que esperar. Segundo o gerente da Ematerce, José Tarcísio Rego, o problema foi no transporte das sacas que vai de trem, da forma mais demorada.
Na distribuição do milho, é preciso comprovar rebanho e a vacinação contra aftosa. Os agricultores pagam a taxa e já podem retirar o milho. O milho sai mais barato que o preço praticado pelo mercado: varia de R$18,20 a R$ 21, a saca.“Isso é em função do trem não ter capacidade de trazer todo esse milho, haja vista que, além do milho de Quixeramobim, também trouxe o milho de Madalena e Boa Viagem. Então, está previsto para a próxima semana o restante do milho chegar e nós atendermos todos os criadores que compraram o milho”, afirma José Tarcísio Rego.
O criador Antônio Airton Menezes improvisou e foi de trator pegar as 40 sacas que comprou. Já Everardo Siqueira fretou um táxi para levar o milho até a fazenda. Ele tinha pouco para as 25 cabeças e pensa em administrar o que trouxe para garantir o alimento por mais tempo. “Dá uma ajuda o milho nesse preço”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário