terça-feira, 10 de dezembro de 2013

PMDB garante "todo apoio" a Eunício na disputa pelo Governo do Ceará em 2014

Segundo o presidente nacional em exercício do PMDB, senador Valdir Raup (PA), o "sonho dos cearenses" é ver Eunício no comando do Palácio da Abolição. Ele participou de encontro do partido no município do Crato

Na avaliação do senador Valdir Raupp, Eunício Oliveira tem tudo para se tornar o maior governador da história do Ceará
"O PMDB do Ceará terá todo o apoio do PMDB Nacional para realizar o sonho dos cearenses, elegendo Eunício Oliveira governador”. A declaração é do presidente nacional do PMDB em exercício, senador Valdir Raupp (PMDB-PA), durante encontro do partido no município do Crato, ao praticamente lançar a pré-candidatura de Eunício Oliveira ao Governo do Ceará, nas eleições do próximo ano.

“O presidente do partido no Ceará terá a missão de comandar um novo projeto para o Estado, tendo tudo para se tornar o maior governador da história do Ceará”, completou.

A eleição do próximo ano, aliás, foi o tema dominante do encontro do PMDB no Crato, ocorrido no último sábado, 7. Na visão dos peemedebistas, como o governador Cid Gomes (Pros) não pode mais ser reeleito, é necessária uma “rediscussão da aliança partidária que sustenta o projeto do Governo Federal no Ceará”. De acordo com Raupp, Eunício tem tudo para se tornar “o maior governador da história do Ceará”.

Apesar de garantir estar preparado para governar o Ceará, o senador Eunício Oliveira afirmou que não pode ser candidato de si mesmo. “O povo é soberano e ele é quem vai dizer se serei o próximo governador do Ceará”, ressaltou.

PMDB e Cid


O PMDB é um dos principais partidos da base aliada de Cid no Estado, junto com o PT. Há meses, no entanto, Eunício articula sua candidatura nos bastidores, sendo que as declarações nesse sentido têm sido reforçadas ultimamente. O senador, no entanto, afirma que só terá uma definição até março.

Caso Cid resolva indicar outro nome – provavelmente do próprio Pros - isso significaria a ruptura da aliança com o PMDB de Eunício. Como ambos apoiam o Governo Federal, a presidente Dilma Rousseff (PT) teria no Ceará um duplo palanque para sua candidatura à reeleição. Palanque esse que pode virar triplo, caso a tese da ex-prefeita de Fortaleza e ex-presidente do PT-Ceará, Luizianne Lins, se fortaleça. A petista defende que seu partido tem legitimidade para também lançar candidato ao Governo do Estado, garantindo ainda mais força para a campanha de reeleição da presidente Dilma.

O governador Cid Gomes, por sua vez, empurra a decisão sobre o seu candidato ao Palácio da Abolição para os primeiros meses de 2014. Contudo, em todas as ocasiões em que tem oportunidade, afirma que Eunício é um amigo e um grande aliado. Chegou a expressar, inclusive, o desejo de manter a aliança com o senador peemedebista “por décadas”.

Uma relação, contudo, que não deve fazer com que Cid apoie Eunício nas eleições de 2014. Tudo indica que ele deve mesmo optar entre nomes filiados ao Pros, partido recentemente criado e que abrigou o grupo ligado ao Ferreira Gomes após a saída do PSB. Entre os nomes cotado estão o ex-secretário da Fazenda, Mauro Filho, o vice-governador Domingos Filho, o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, e a secretária estadual da Educação, Izolda Cela, que surpreendeu ao se filiar ao Pros e acabou se transformando numa espécie de trunfo de Cid Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário