terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Município de Tarrafas elege nova prefeita em eleição suplementar


Maria Girleuda Alcântara foi eleita com 3.227 votos. (Foto: Madson Vagner/Agência Miséria)


 A nova Prefeita de Tarrafas contou com o
apoio do Deputado Estadual, Perboyre Diógenes PMDB, e do Prefeito de Assaré, Samuel Freire, PT.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
Em uma eleição considerada tranquila, os mais de 5 mil eleitores de Tarrafas que foram as urnas, neste domingo, 01 de dezembro, elegeram a candidata da coligação PT/PMDB, Maria Girleuda Alcântara, como a nova prefeita e Tertuliano Cândido Martins, como vice-prefeito.

A petista derrotou o candidato da coligação PSD/PSB, Cláudio Alves Palácio e o vice, Francisco Teotônio. Girleuda obteve 3.227 votos, contra 2.225 de Cláudio; uma diferença de 1002 votos. Cerca de 25%, dos 7.426 eleitores aptos, não compareceram para votar. Girleuda é esposa do ex-candidato Neto Alcântara (PT), que teve a candidatura indeferida pela Justiça eleitoral, dias antes da eleição.

O Juiz da 18ª Zona Eleitoral de Assaré, David Melo, responsável pela comarca de Tarrafas, considerou a eleição tranquila. Para ele, o grande aparato policial foi de primordial importância para o bom andamento do processo. Cerca de 40 homens das policias Federal, Militar e Rodoviária Estadual, deram cobertura a eleição, inclusive, com trabalho preventivo nos dias que antecederam o pleito.

A apuração das 25 urnas, representando as 31 sessões eleitorais, aconteceu no vizinho município de Assaré. O município de Tarrafas não tem Fórum Eleitoral e, portanto, não dispõe de sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a transmissão dos dados. O resultado oficial saiu por volta das 19h30min, levando uma multidão as principais ruas da cidade para comemorar.

A prefeita eleita, Maria Girleuda, avaliou que a vitória fez justiça ao resultado da última eleição de 2012 e, para ele, venceu a democracia. “Não ganhamos pela compra de votos; nós ganhamos pela vontade do povo,” disse Girleuda.

O deputado estadual Perboyre Diógenes (PMDB), presente na comemoração considerou o resultado um sinal da força da união PT e PMDB. O prefeito de Assaré, Samuel Freire (PT), disse que o resultado fortalece o partido na região.

A eleição suplementar aconteceu em conseqüência da cassação da prefeita eleita em 2012, Lucineide Batista (PSB), acusada de compra de votos e abuso de poder econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário