terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Brasileirão 2013: STJD denuncia Vasco e Atlético-PR e pena pode chegar até 20 mandos de campo

Leoni Mendes da Silva, de 23 anos, é flagrado com uma barra de ferro com um prego na ponta durante o confronto com entre vascaínos e atleticanos. Depois do jogo, ele foi detido pela Polícia Militar.

A Procuradoria Geral do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) denunciou nesta segunda-feira Atlético-PR, Vasco, federações de futebol do Paraná e Santa Catarina, além do árbitro Ricardo Marques Ribeiro como responsáveis pela briga de torcedores ocorrida no último domingo na Arena Joinville.

A punição mais radical foi recomendada ao Atlético-PR. O clube pode receber uma multa de R$ 100 mil e perder até 20 mandos de campo. Já o Vasco terá de encarar uma multa no mesmo valor e a possibilidade de perder até dez mandos.

O árbitro Ricardo Marques Ribeiro pode ser punido com suspensão de 120 dias e multa de R$ 1 mil. Existem ainda as chances de a Arena Joinville ser interditada, assim como multas severas para federações de Paraná e Santa Catarina.

A expectativa é a de que a denúncia seja julgada o quanto antes. Existe a tendência de apressar o caso por conta da péssima repercussão mundial e necessidade de satisfação à opinião pública.

Autoridades nacionais comentaram a pancadaria em Santa Catarina. A presidente Dilma Rousseff condenou a violência e pediu
ação da polícia, enquanto o ministro Aldo Rebelo cobrou prisões. O presidente da CBF, José Maria Marin, repudiou a selvageria ainda no fim da noite de domingo. A imprensa internacional classificou como vergonhosa a briga. Esportistas também opinaram sobre o episódio.

A confusão ocorreu aos 16 minutos do primeiro tempo e fez a partida ser paralisada por mais de uma hora. Filmada pelas emissoras de televisão, a briga envolveu torcedores dos dois lados, em vários pontos do estádio, com imagens fortes de pessoas desacordadas nas arquibancadas. Um helicóptero da Polícia Militar chegou a ser acionado para a retirada de um ferido dentro do gramado.

Os casos mais graves foram encaminhados para o Hospital Municipal São José. Dois torcedores tiveram alta na manhã desta segunda-feira após serem internados com traumatismo craniano. O atleticano Estevão Viana, de 24 anos, e o vascaíno Gabriel Ferreira Vitael, de 20, foram liberados por volta das 10h. Diego Cordeiro da Costa Ferreira, de 29, recebeu alta no próprio domingo. Apenas William Batista, de 19 anos, segue em observação em um hospital particular.

UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário