segunda-feira, 15 de abril de 2013

Explosões deixam dois mortos na Maratona de Boston

Barack Obama orientou o governo a oferecer qualquer ajuda necessária

Expolosões deixaram 2 mortos e 28 feridos. Foto: Reuters
Pelo menos duas pessoas morreram e 28 ficaram feridas nas duas explosões que aconteceram na tarde desta segunda-feira (15) perto da linha de chegada da Maratona de Boston. Essa informação foi confirmada pela polícia de Boston, de acordo com a rede de TV CNN e o jornal "Boston Globe". Não há informações sobre a origem das explosões, mas há suspeita de terrorismo.

Em sua página no Facebook, a organização da maratona se referiu às explosões como "bombas". Logo depois das explosões, o hotel mais próximo, que serve como base para a organização da maratona, foi interditado.

Informações do jornal "New York Post" dão conta de que ao menos uma das explosões aconteceu no lobby do hotel Fairmont. Há divergência entre os diferentes meios de comunicação, mas ao menos um hotel, em outro ponto da cidade, também foi
fechado -- segundo a CNN, foi o Mandarin Oriental e, segundo o jornal "Boston Globe", o Lenox Hotel.

Conforme o "Globe", pouco mais de uma hora após as primeiras explosões, a polícia ainda planejava realizar a explosão controlada de um objeto, a alguns metros de distância da linha de chegada da maratona.

O pânico também fez com que a agência de aviação do país, a FAA, tenha restringido o trânsito sobre a região da explosão. Falando a jornalistas por telefone, o vice Joe Biden afirmou que "aparentemente, houve um ataque a bomba". "Não sei dos detalhes sobre o que causou isso ou quem o fez. Não acho que isso já exista", afirmou.

O "Globe" informa que as explosões ocorreram por volta das 15h, cerca de três horas depois da chegada dos vencedores. O local, porém, ainda estava cheio de participantes e torcedores. Testemunhas afirmaram ao que uma nuvem de fumaça invadiu as ruas dos arredores.

O Hospital Geral de Massachusetts está tratando 19 feridos -- seis deles em estado gravíssimo e cinco em estado grave. Segundo o chefe do serviço de emergência do hospital, alguns feridos tiveram membros amputados no momento da explosão. Outros feridos foram levados para o Centro Médico Tufts.

Presidente americano oferece ajuda

Por meio do Twitter, a Casa Branca informou que o presidente Barack Obama orientou o governo a oferecer qualquer ajuda necessária para investigação e resposta à ocorrência.

Mike Mitchell, um corredor canadense que havia acabado de completar a prova afirma que olhou para trás na altura da linha de chegada e viu uma "grande explosão". A fumaça subiu a 15 metros de altura, segundo o atleta.

A corrida em Boston é a maratona anual mais antiga do mundo, tendo sido realizada pela primeira vez em 1897, e se encontra em sua 117ª edição. Ela acontece toda terceira segunda-feira do mês de abril, no Patriot's Day, um feriado estadual em Massachusetts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário