domingo, 7 de abril de 2013

140 mil eleitores de 16 cidades escolhem prefeitos neste domingo

Disputa ocorre porque candidaturas de eleitos em 2012 foram anuladas.Cidades com nova disputa são de 7 estados: AP, BA, MG, PR, RN, RS e SP.

Mais de 140 mil eleitores de 16 municípios brasileros voltam às urnas neste domingo (3) para escolher novos prefeitos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Seis meses depois de decidirem quem iria administrar suas cidades pelos próximos quatro anos, eles votam novamente porque os escolhidos em 2012 tiveram as candidaturas anuladas pela Justiça Eleitoral.

As novas eleições ocorrerem em: Pedra Branca do Amapari, no Amapá; Muquém do São Francisco, na Bahia; Diamantina, Cachoeira Dourada, São João do Paraíso e Biquinhas, em Minas Gerais; Joaquim Távora, no Paraná; Caiçara do Rio do Vento e Serra do Mel, no Rio Grande do Norte; Triunfo, Fortaleza dos Valos, Sobradinho e Tucunduva, no Rio Grande do Sul; e Eldorado, Coronel Macedo e Fernão, em São Paulo.

Atualmente, essas cidades estão sendo governadas interinamente pelo presidente da Câmara Municipal.
 
saiba mais 
 
Segundo a legislação eleitoral, quando o eleito tem mais de 50% dos votos e a candidatura é barrada, deve ser feito novo pleito. Quando o candidato cujos votos tenham sido anulados receberam menos de 50% dos votos, assume o segundo colocado.

Entre as irregularidades que levam à anulação do registro de candidatura, ainda durante o processo eleitoral, estão práticas como fraude, falsidade, coação, abuso de poder, compra de votos ou emprego de processo de propaganda vedado por lei.

Além disso, no ano passado entrou em vigor a Lei da Ficha Limpa, que barra políticos condenados em diversos crimes na Justiça por órgão colegiado ou que tiveram contas rejeitadas à frente de administrações anteriores.

Muitos candidatos concorreram em 2012 garantidos por recursos, mas, em alguns casos, a inelegibilidade acabou confirmada pela Justiça Eleitoral e a candidatura foi anulada.
 
Amapá

Em Pedra Branca do Amapari, eleitores escolhem entre: Genival Gemaque Santana (PR), Wilson de Souza Filho (PSB) e Elizabeth Pelaes dos Santos (PTN).
 
Bahia

Os eleitores de Muquém do São Francisco decidem entre Márcio Cesare Rodrigues Mariano (PP) e Evandro dos Santos Guimarães (PT).
 
Minas Gerais

Em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, a disputa é entre Marcos Roberto Tibães (PT), Paulo Célio de Almeida Hugo (PSDB) e Ragosino Ferreira de Araújo (PTC).

Na cidade de Cachoeira Dourada, situada no Triângulo Mineiro, disputam Ciro Otaviano Soares (PT) e José Marcio Storti (PTB).

Em Biquinhas, no Centro-Oeste de Minas Gerais, os candidatos são: Carlos Alberto Rodrigues Pereira (PR) e Cleiton Alexandre da Silva (PSDB).
S
ão João do Paraíso, localizado no sudoeste de Minas, também tem dois candidatos: Antônio de Oliveira Pinto (PSDB) e Antônio Caroba da Silva (PT).
 
Paraná

A nova eleição em
Joaquim Távora, no Paraná, conta com os seguintes candidatos: Gelson Mansur Nassar (PSDB) e Emílio Calil Neto (DEM).
 
Rio Grande do Norte

Em Caiçara do Rio do Vento, disputam o novo pleito Conceição de Maria Gomes Lisboa Rocha (DEM) e Arnaldo Aciole de Lima (PMDB).

Já em Serra do Mel, concorrem Fabio Bezerra de Oliveira (PMDB) e Francisca Rodrigues Costa (PT).
 
Rio Grande do Sul

Em Triunfo, concorrem Mauro Poeta (PMDB), Lino Viegas (PDT), Juvandir Pinheiro (PP) e Valdair Kuhn (PSB).

No município de Fortaleza dos Valos, os candidatos são Adair Toledo (PDT) e Janice Bock Oliveira (PP).
Na cidade de Sobradinho, concorrem Luiz Affonso Trevisan (PMDB) e Armando Mayerhofer (PP).

Disputam a nova eleição para prefeito de Tucunduva Paulo Roberto Schwerz (PMDB) e Mateus Vicente Busanello (PP).
 
São Paulo

Cinco candidatos concorrem em Eldorado: Dinoel Pedroso Rocha (PV), Donizete Antônio de Oliveira (PTB), Irineu da Boaventura Pedroso (PCdoB), Eduardo Frederico Fouquet (PMDB) e Fernando Cláudio de Freitas (PSDB).

Em Coronel Macedo, a disputa é entre Heliton Eduardo Ferruda Veiga (PTB) e Edivaldo Neres Meira (PSDB).

Na cidade de Fernão concorrem Altemar Canelada Campos (PTB) e Adélcio Aparecido Martins (PR).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário