sábado, 13 de outubro de 2012

Matéria feita pela "NOSSA JORNALISTA" Katiana Braga

 Cultura, arte e entretenimento no Novo Espaço Cultural na Arena Castelão. Bom para o visitante, bom para o Ceará.


Matéria: Katiana Braga
Fotos: Katiana Braga

Katiana Braga, estudante de Jornalismo. (Irmã)

Espaço Cultural da Arena Castelão.

Maquete do Novo Castelão.
 
 Um local repleto de atrações, história e arte é o que podemos encontrar no Espaço Cultural Deputado Etevaldo Nogueira, no edifício central da Arena Castelão.  Inaugurado no último dia 03 de setembro, o ambiente proporciona a seus visitantes cearenses e turistas, a oportunidade de resgatar a memória do futebol local, desde 1896 até os dias atuais.
        A construção possibilita ainda, uma vista panorâmica do andamento  das obras do palco para a Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo da FIFA  Brasil 2014 e em 2016, será um dos centros de treinamentos para as Olimpíadas, que  acontecerão no Rio de Janeiro.
        Com uma área total construída de 1.800m², pode-se acompanhar as histórias  dos grandes clássicos e de seus protagonistas. Logo ao entrar, o visitante já observa de  imediato à história do Castelão, desde a sua construção em 1973. Com fotos das obras e do primeiro jogo que marca a estreia do estádio, um grande monumento do então Governador Plácido Castelo, idealizador e responsável pela construção e a primeira bola utilizada no Castelão. Entre as fotos mais apreciadas estão a do filho ainda pequeno de  Plácido Castelo segurando a bola, e a foto da partida inaugural entre Fortaleza e Ceará,  denominada como Clássico Rei.
        A partir daí, acompanha-se ao longo de todo o Espaço, painéis, telões e objetos, contendo detalhe de partidas de futebol e acontecimentos. Em meio a todas as atrações, existe ainda um espaço com televisores, onde é possível acompanhar entrevistas e depoimentos de personalidades importantes como jogadores, historiadores, cronistas  esportivos e árbitros. As entrevistas podem ser vistas individualmente, de acordo com  o desejo de cada visitante, pensando nisto, a direção da casa disponibiliza um fone de ouvido ao adquirir o bilhete de entrada.
        Com o destaque para as temáticas: História do Futebol Cearense mostra seus clubes; Personalidades de todo o período; Grandes Clássicos com a história de  seus astros e um espaço dedicado à Arena Castelão, onde é possível acompanhar a história do antigo, e as projeções para o novo estádio. Representada por meio de duas  maquetes, uma antes da implosão em 12 de junho de 2011, e outra de como ficará o Castelão após conclusão da obra. Um grande telão no local atualiza constante e  repetidamente, todas as informações da Arena. Retrata ainda a memória do futebol com fotos, camisas, troféus, vídeos e depoimentos que ganharam um toque especial em recursos áudio visuais. Propiciando maior interação com o público, sendo possível  quase que reviver esses momentos.
        Com a vista panorâmica para as arquibancadas, após conclusão das obras, os visitantes do Espaço Cultural, enquanto apreciam a história do futebol cearense e exposições de artes, terão a oportunidade de acompanhar uma partida. Atualmente, enquanto visitam, acompanham o dia a dia dos operários que trabalham na reforma do Castelão.
        Pensando na diversidade de público, além de memórias do esporte, o Espaço  Cultural foi planejado de modo que acontecem outras manifestações culturais, e  deste modo valoriza as artes plásticas e artísticas cearenses. Conta com a  exposição "Revirando Meus Segredos", do artista plástico cearense Mano Alencar. Existe ainda o "Espaço Fagner e Artes", onde conta toda a história do cantor, com fotos  e objetos pessoais desde 1865. Entre outras histórias de personalidades importantes.


Artes plásticas com a Exposição Revirando Meus Segredos

        O artista plástico Mano Alencar, nasceu em Juazeiro do Norte, em 1959. Aos quinze anos já comercializava seus quadros, e ao longo de sua carreira fez exposição de  sua arte no Brasil e no mundo.
        "Revirando Meus Segredos" inaugurou o Espaço Cultural. Nesta nova fase, o artista convida a conhecer o movimento da natureza e as relações humanas em uma perspectiva bem particular, escondidas no seu lado oculto. Expõe em sua mostra de 23  peças, todas em grandes formatos e de tamanhos variados, a linha abstrata moderna,  tendência pictórica do artista. Com curadoria de Augusta Alencar, em cartaz e aberta a visitação até o dia 04 de outubro.


Incluindo e socializando: tudo isso no Espaço Cultural 

        O funcionamento do Espaço ocorre de terça a domingo, das 14 às 20 horas.  Os ingressos para visitação custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) e podem  ser adquiridos no próprio local. Porém, com o intuito de promover a inclusão, excepcionalmente as quintas-feiras são reservadas para o acesso gratuito a turmas de alunos de escolas públicas estaduais e municipais, mediante agendamento prévio. Deste modo, os benefícios existentes estão disponíveis inclusive para quem tem menos poder aquisitivo, não deixando de usufruir do aprendizado e apreciação da cultura local.
        Além do mais, o local foi todo projetado e existe completa acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência e mobilidade reduzida, desde a entrada com um amplo corredor, até as instalações internas, onde em nenhum local existe dificuldade de acesso. Conta ainda com uma sala de monitoramento e controle para maior segurança e comodidade dos visitantes.


Da continuidade do Espaço Cultural

        O Espaço Cultural está sob a coordenação da empresa responsável pela operação do estádio Arena Castelão, integrante da Parceria Pública Privada (PPP), firmada com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial da Copa de 2014.
        Possui licença para exercer suas atividades pelos próximos 12 meses. Após  este período, a continuidade ocorrerá de acordo com autorização e liberação da FIFA  - Federação Internacional de Futebol Associado, devido às marcas existentes no local. Caso seja autorizado pela FIFA, o local deixará de ser Espaço Cultural e passará a ser O Museu de Futebol do Ceará. O Museu também ocupará outro espaço físico ainda não definido dentro da Arena Castelão, pois nas atuais instalações funcionará a área VIP, onde existirão três restaurantes de marcas ainda não divulgadas, e os camarotes da área  VIP.

 Para Ver Todas as Fotos do Antigo e do Novo Castelão, Acesse o Link Abaixo ou entre no Facebook da Jornalista Katiana Braga.

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.445079942202343.97060.100001010238006&type=3

Um comentário:

  1. Vale lembrar que a matéria é para revista e não jornal, por isso a 'riqueza de detalhes'.

    ResponderExcluir