O resultado da 2ª edição do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) foi apresentado ontem pelo ministro da Saúde
O programa promoverá a atuação dos médicos nos serviços de Atenção Básica, beneficiando a população de 1.407 municípios brasileiros. A iniciativa promove a qualificação médica por meio de atendimento em unidades básicas na periferia de grandes cidades, municípios do interior, com populações carentes e de regiões remotas.
Os detalhes do Provab 2013 foram apresentados ontem em Brasília pelo ministro Alexandre Padilha, da Saúde. De acordo com a iniciativa, o Provab prevê ainda especialização em Saúde da Família para os médicos, com bolsa federal no valor de R$ 8 mil mensais, custeada integralmente pelo Ministério da Saúde.
A região que contou com o maior número de municípios participantes foi a Nordeste (49%), onde 696 secretarias municipais de saúde receberão médicos do programa. Nesta região, foram alocados 2.494 médicos.
Ceará
No ano passado, de acordo com o coordenador do Provab no Ceará, Marco Túlio, o número de médicos participantes no Estado foi de 130. “Dá para ver que tivemos crescimento considerável de mais de 500%”. O acréscimo deve-se, conforme Barreto, a mobilização da escola junto ao Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE). (Com agências)
ENTENDA A NOTÍCIA
Durante o programa, os médicos farão um curso de especialização com duração de
12 meses. Os profissionais atuarão nas equipes de Atenção Básica sob a supervisão de instituições de ensino superior (IES).
Nenhum comentário:
Postar um comentário