sexta-feira, 1 de março de 2013

Ceará vai receber 698 médicos do Provab para atuar em 141 municípios


O resultado da 2ª edição do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) foi apresentado ontem pelo ministro da Saúde


Dentre os 4.392 médicos que participarão da segunda edição do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) no Brasil, 698 vão prestar serviços em 141 municípios do Ceará. Esse número representa 15,89% do total para todo o País. Os médicos já estarão atuando nos municípios a partir deste mês.

O programa promoverá a atuação dos médicos nos serviços de Atenção Básica, beneficiando a população de 1.407 municípios brasileiros. A iniciativa promove a qualificação médica por meio de atendimento em unidades básicas na periferia de grandes cidades, municípios do interior, com populações carentes e de regiões remotas.

Os detalhes do Provab 2013 foram apresentados ontem em Brasília pelo ministro Alexandre Padilha, da Saúde. De acordo com a iniciativa, o Provab prevê ainda especialização em Saúde da Família para os médicos, com bolsa federal no valor de R$ 8 mil mensais, custeada integralmente pelo Ministério da Saúde.

A região que contou com o maior número de municípios participantes foi a Nordeste (49%), onde 696 secretarias municipais de saúde receberão médicos do programa. Nesta região, foram alocados 2.494 médicos.

Ceará

Uma solenidade está marcada para a tarde de hoje na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), instituição que supervisionará o programa no Estado, para receber os 100 médicos que trabalharão em Fortaleza. Segundo a superintendente da escola, Ivana Barreto, outra solenidade ocorrerá terça-feira, no Centro de Eventos do Ceará, para receber os outros 598 médicos que serão distribuídos em 140 municípios da Região Metropolitana e do interior.

No ano passado, de acordo com o coordenador do Provab no Ceará, Marco Túlio, o número de médicos participantes no Estado foi de 130. “Dá para ver que tivemos crescimento considerável de mais de 500%”. O acréscimo deve-se, conforme Barreto, a mobilização da escola junto ao Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE). (Com agências)


ENTENDA A NOTÍCIA

Durante o programa, os médicos farão um curso de especialização com duração de
12 meses. Os profissionais atuarão nas equipes de Atenção Básica sob a supervisão de instituições de ensino superior (IES).

Nenhum comentário:

Postar um comentário