quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Novo Código Penal deve ir para votação do Senado em junho

O projeto do novo Código Penal (PLS 236/12) deve ir a votação no Plenário do Senado em junho. A previsão é de Eunício Oliveira (PMDB-CE), presidente de comissão especial de senadores responsável por examinar a proposta, elaborada por um grupo de juristas nomeado pelo presidente José Sarney.

Em março e em abril deste ano a comissão irá se reunir para que os trabalhos sejam  concluídos até o mês de maio, e que a proposta seja enviada ao Plenário no mês de junho.

A sugestão para a elaboração de um projeto de reforma do código, vigente há 70 anos, foi de Pedro Taques (PDT-MT), agora relator da comissão especial, que tem 11 senadores.

O texto já recebeu mais de 30 mil sugestões, principalmente de organizações da sociedade civil e de entidades jurídicas. Os senadores protocolaram mais de 350 emendas, mas o número deve aumentar, uma vez que o prazo será reaberto em fevereiro.

“Em fevereiro vamos divulgar o calendário para as audiências nos estados. Queremos debater as propostas e construir um texto que represente a média do pensamento do Brasil. O código precisa ser modernizado, mas vamos fazer isso ouvindo a sociedade”, disse o senador.

Eunício destacou pesquisa do DataSenado que coletou opiniões úteis para o
trabalho da comissão especial, apontando, por exemplo, rejeição à proposta que libera drogas para consumo próprio.

 A reforma reúne temas controversos, como a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal e novas hipóteses de aborto legal, que já ocorre em caso de risco de vida para a gestante ou quando a gravidez decorre de estupro. Para Taques, todos os temas do código devem ser debatidos “com cautela e pelo tempo que for necessário”.


Fonte: Jornal do Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário