sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Ministério Público questiona salários abaixo do mínimo em Saboeiro

O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça Aureliano Rebouças Júnior, ajuizou no último dia 9 ação civil pública sobre o pagamento mínimo mensal dos servidores públicos de Saboeiro. O MP requer que seja assegurado aos servidores públicos do Poder Executivo do Município o direito de receberem remuneração total não inferior ao salário mínimo nacional vigente, independentemente da jornada de trabalho a que estejam eventualmente submetidos, sob pena de multa diária.

Na ação, de acordo o MP, existem vários servidores públicos de Saboeiro recebendo remuneração inferior a um salário mínimo. O órgão entende que esse fato contraria a Constituição Federal, “pois o direito ao salário mínimo, que é de natureza alimentar, constitui direito fundamental de significado especial para a própria dignidade da pessoa humana”.

Segundo Kátia Francilza, procuradora-geral de Saboeiro, a ação se refere a aproximadamente 50 servidores públicos. Os funcionários, concursados para as vagas de vigia, recepcionista, agente administrativo e auxiliar de serviços gerais, tomaram posse no dia 4 de junho e trabalhariam meio período, o que, de acordo com ela, justificaria o salário proporcional. Segundo a procuradora-geral, a prefeitura foi notificada ontem e tem até o dia 21 para se manifestar oficialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário