A nona cidade com a marca mais valiosa de 2013 no Brasil é Fortaleza (FOTO: Falcão) |
Uma pesquisa realizada pela consultoria inglesa Superbrands apontou Fortaleza como uma das 10 cidades brasileiras com marcas mais valiosas em 2013. A capital cearense aparece em 9º lugar, à frente somente de Salvador.
Liderando o ranking das cidades do Nordeste, o valor da marca de Fortaleza foi avaliada em R$ 16,5 bilhões. Segundo o levantamento, foram analisados os aspectos ligados à reputação, ao turismo e aos indicadores econômicos locais. Para chegar aos resultados, o estudo entrevistou 18 mil pessoas, associando as respostas a dados econômicos e socio-demográficos.
Segundo o economista Alex Araújo, a posição no ranking da capital cearense é muito importante, já que a cidade exerce influência nas regiões Norte e Nordeste. “Há eventos importantes que atraem pessoas de fora, como do Pará e do Rio Grande do Norte. A feira da (Avenida) José Avelino, por exemplo, ganha uma proporção gigantesca. Você tem uma mescla de negócios de pequeno e grande porte”, analisou.
Sobre a marca
Coordenadora de pós-graduação em gestão Estratégica de Marcas da Unifor, Maria do Céu, afirmou que a marca tem como pilar a reputação da cidade. “Isso demonstra a credibilidade que Fortaleza tem diante de seus diversos públicos. Além disso, a marca também tem um diferencial, tendo em vista suas belezas e peculiaridades”, disse.
Ela ainda explicou que os benefícios advindos dessa marca são vários, dentre eles aapropriação da cidade e do valor que ela leva. “Há vantagens para o turismo, trazendo mais visitantes. O próprio fortalezense sente orgulho disso, causa um sentimento de pertença, de fazer parte do universo da cidade”.
Nacional
O ranking é liderado pela cidade de São Paulo, cujo valor de marca foi avaliado em R$ 233 bilhões. O Rio de Janeiro, ainda que tenha história, arte e paisagens impressas no imaginário nacional, ocupa o segundo lugar, com avaliação de R$ 88 bilhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário