quinta-feira, 9 de agosto de 2012

No Nordeste - Ceará é o Estado que mais fecha escolas rurais


O Nordeste sozinho é responsável por 55,4% do total de escolas rurais fechadas de 2002 a 2010, 15.358. Na região, o Ceará é o Estado que apresenta o maior número, com 42,8% menos escolas rurais em 2010, se comparado a 2002. Já o Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia e Piauí tinham, em 2010, quase um terço a menos desses estabelecimentos no campo do que em 2002. Os dados são da publicação "Políticas Sociais: acompanhamento e análise", divulgada, ontem, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Segundo o estudo, o fechamento acelerado de escolas no meio rural do Nordeste é especialmente preocupante, pois, além de essa região concentrar o maior número absoluto e relativo de população rural no Brasil, é no campo nordestino que estão os maiores problemas de acesso à educação e onde se concentram os piores indicadores.
O mestre em Educação Marco Aurélio de Patrício explica que a maior parte desses estabelecimentos de ensino fecham por conta da dificuldade na manutenção. "Em sua maioria, são escolas pequenas, com difícil acesso. Muitas vezes não têm água, energia e a merenda é entregue de forma irregular", diz.
Ele diz que, como alternativa, os gestores tentam agrupar estas escolas. Porém, com isso, surgem outros problemas, como o de transporte de alunos e a distância destas unidades escolares em relação às residência destes estudantes. "A distância de casa para o colégio é um dos fatores que contribuem para a evasão".
Marco Aurélio avalia a política de fechamento destas escolas como errada, pois, segundo ele, não há o espírito de deixar a escola mais perto do aluno. "O fechamento não pode ser uma medida econômica, mas, sim, por um planejamento inteligente, visando cumprir as metas de educação nacionais. Afinal, a população destas regiões são as mais carentes e pobres e a educação é a única alternativa de melhores condições de vida", conclui ele.
 
Fonte: Blog Diomar Araujo
  
 COMENTANDO:
 
O Prefeito de Saboeiro Fechou Quase todas as Escolas da Zona Rural do Município.
Em Breve a Matéria Completa Sobre as Escolas Que se Encontram Fechadas.
 
ISSO É UMA VERGONHA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário