terça-feira, 11 de novembro de 2014

SABOEIRO: População clama por PAZ

Um manifesto popular pedindo paz, segurança e justiça reuniu cerca de 150 pessoas no município de Saboeiro, na região do Cariri Oeste, onde empunharam carazes, bandeiras, balões brancos pedindo providências para o fim da violência crescente no município. Nos últimos três anos, com o aumento do uso e tráfico de drogas, a sociedade tem sido refém de uma onda crescente de assaltos, furtos e homicídios, na maioria com requintes de crueldade. O medo predomina diante da situação de total fragilidade na segurança pública do município, em virtude de pouco contingente policial, melhor aparelhamento para que a polícia possa trabalhar, além da ausência de Juiz Titular na Comarca e, a infuncionalidade da Delegacia Municipa de Polícia Civil, que ora se encontra sem delegado e escrivão. Inclusive, até cerca de um mês atrás, o município também não dispunha de Promotor Titular na Comarca. Até mesmo os moradores da zona rural estão assustados, chegando a trancar suas portas logo ao anoitecer, porque é muito comum assaltos a mão armada e alvejamento de tiros nas residências.
Para a radialista e blogueira Aécia Leal, uma das organizadoras do manifesto, a iniciativa, embora tenha tido um número reduzido do total esperado, foi válida, pela grandeza da causa em si, e pela vontade popular de ter de volta a tranquilidade no município, até pouco tempo, um dos maiores orgulhos para a população. "Cada uma das pessoas que estiveram presentes no manifesto, saem agora com a sensação de ter vencido a barreira do medo, e, como sementes, terão a responsabilidade de propagar a mensagem de paz, e a coragem de lutar pelos direitos de cidadãos garantidos na Constituição Brasileira."
A Agente Comunitária de Saúde Maria das Graças, tia da última vítima de homicídio na cidade, o Professor Isael da Silva, disse que se providências não forem tomadas logo pelas autoridades, nós iremos reunir a população novamente para fazrmos outro manifesto, a fim de que a impunidade não tenha continuidade. "Se não são punidos, vão continuar roubando e matando os cidadãos de bem de Saboeiro. Chega! Vamos dar um basta a essa violência! Além disso, estarmos hoje aqui, mostra que o povo, aos poucos, tá se conscientizando que nós temos que fazer nossa parte, cobrar das autoridades e da Justiça a elucidação de tantos casos que vem acontecendo nesta cidade!"
Cerca de 45 Inquéritos Policias se encontram na Delegacia para cumprimento de diligências pelo Ministério Público. Segundo estatísticas, o número de Inquéritos Policiais chegam a 110, mas acredita-se que o número de crimes seja muito superior do que aponta as estatísticas, porque muitos casos não chegam às autoridades policiais, por medo de represálias.
Os crimes de roubos e furtos aumentaram consideravelmente, sem qualquer estatística.
Nota-se um aumento alarmante na venda e consumo de drogas, inclusive cocaína e crake.
O Fórum local encontra-se atualmente com uma média de 100 Ações Penais em tramitação, e outros 75 Processos de crimes de menor potencial.
A Promotora Titular da Comarca de Saboeiro, Marina Romagna Marcelino, afirmou não conhecer totalmente a realidade criminal do município, devido o pouco de sua atuação, mas informou que não medirá esforços para executar sua tarefa combatendo a impunidade, pois já pôde sentir o anseio da população nos poucos dias que está na Comarca. De acordo com ela, é legítimo e importante o manifesto da população, pois demonstra a insatisfação das pessoas, e certamente, isso terá peso na avaliação dos processos pela Promotoria e pelo Juiz. "A ausência de um Juiz Titular dificulta o trabalho da Promotoria, e essa é uma das fortes reivindicações dos manifestantes", declarou a autoridade judicial.

Amaury Alencar.
Fotos: Davi Salomão- C1 Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário