sábado, 15 de setembro de 2012

Eleição em Tauá: Patrícia lidera com boa vantagem

A ex-prefeita de Tauá, segundo o Ibope, estaria hoje eleita para novo mandato por ter 68% das intenções de voto

Deputado Federal Romário ao lado da futura Prefeita de Tauá, Patricia Aguiar.

Patrícia Pequeno Costa Gomes de Aguiar, ou simplesmente Patrícia, como está sua candidatura registrada na Justiça Eleitoral, seria eleita prefeita do Município de Tauá, se as eleições fossem realizadas hoje. Ela tem 68% da preferência do eleitorado daquele Município, segundo pesquisa feita pelo Ibope para a TV Diário.



Em Tauá, onde Patrícia já foi prefeita em mais de uma oportunidade, estão disputando a Prefeitura: Carlos Windson Cavalcante Mota, ou Dr. Carlos Windson, como foi registrada sua postulação na Justiça Eleitoral, Josevaldo Alves do Nascimento, ou Josivaldo, como vai aparecer na urna eletrônica, e Patrícia. Dr. Carlos Windson foi indicado pelo PR e lidera a Coligação O Futuro Já Começou, Josivaldo é candidato do PSDB e lidera a Coligação Oposição Com Compromisso, e Patrícia, apresentada pelo PMDB, está à frente da Coligação A Certeza De Um Tauá Ainda Melhor.

A pesquisa do Ibope foi realizada entre os dias 10 e 11 de setembro com o objetivo de levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões relacionadas a assuntos políticos e administrativos. Foram ouvidos 301 eleitores maiores de 16 anos e o intervalo de confiança estimado é de 95% com a margem de erro de 6 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados. A pesquisa está devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral cearense.

Números

Na pesquisa estimulada, aquela em que o entrevistador apresenta a relação de candidatos e pergunta ao eleitor em que ele votaria para prefeito se os candidatos fossem aqueles, Patrícia aparece com 68% das intenções de votos contra 15% do Dr. Carlos Windson e 4% de Josivaldo. 3% disseram que votariam em branco ou anulariam seus votos.

Já em relação à parte espontânea, aquela em que a pergunta ao eleitor é feita sem que o entrevistador apresenta relação de candidatos, o resultado dá 62% para Patrícia, 16% para o Dr. Carlos Windson e 3% para Josivaldo. 16% dos eleitores disseram não saber ou não responderam e 3% ficaram com o branco ou nulo, dis o relatório do Ibope.

Um total de 37% dos eleitores de Tauá disseram ter muito interesse na disputa municipal deste ano. 27% têm interesse médio, 25% pouco interesse e 10% nenhum interesse. Apenas 1% não respondeu ou não sabe.

Rejeição

As entrevistas feitas pelo Ibope são pessoais com a utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa e realizadas por uma equipe de entrevistadores contratados pelo Instituto, devidamente treinada para abordagem deste tipo de público. Há filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas e fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários.

O candidato Josivaldo tem o maior percentual de rejeição. 45% dos eleitores disseram que não votariam nele de jeito nenhum. 10% disseram rejeitar o candidato Dr. Carlos Windson e 9% rejeitam a postulante Patrícia. 14% dos eleitores disseram que poderiam votar em todos os candidatos e 24% disseram não saber ou não responderam.

Avaliação
Como em quase todas as outras cidades onde o Ibope pesquisou, o principal problema sentido pela população de Tauá é na saúde pública. 75% dos eleitores daquele Município apontaram-na como o principal problema. Em segundo lugar, um problema novo, não apresentado pelos eleitores dos demais municípios pesquisados, que é o abastecimento de água. 57% dos eleitores disseram que esse é o segundo problema que eles experimentam. A geração de emprego surge logo em seguida com a citação de 40% dos entrevistados.

54% dos eleitores de Tauá aprovam a atual administração do Município e 39% dizem que desaprovam. Em relação ao Governo Cid Gomes 10% dizem que é ótimo, 47% citaram como boa, 26% apontaram como regular, 3% como ruim e 5% como péssima. O Governo da presidente Dilma tem 22% de ótimo,57% de bom e 14% de regular.

DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário